Dando início: Caso Diabetes
- Alunas medicina FaminasBH
- 7 de set. de 2018
- 1 min de leitura
Bom dia caros leitores, na nossa primeira publicação vamos contar um pouco do atendimento realizado na Unidade Básica De Saúde.
Relato de caso:
O paciente chegou para a consulta previamente marcada, sem apresentação de uma queixa principal. Porem de acordo com a triagem, realizada pela enfermeira na própria unidade de saúde, constatou-se alterações na pressão e na glicemia do mesmo.
Dados apresentados pelo paciente:
Glicemia: 236 mg/dl
Pressão arterial: 160 X 90 mmHg
Conduta realizada:
Frente aos dados alterados do paciente, a conduta realizada pelo médico foi a aplicação de 10 unidades de insulina regular (rápida) por via subcutânea e a administração de um comprimido de captopril por via oral. A observação do paciente após a administração da medicação é essencial, visto que a insulina regular pode abaixar de forma rápida e significativa a glicose tornando assim necessário a administração de soro glicosado para a regulação da homeostasia.
Considerações:
Segundo a VI diretriz brasileira de hipertensão arterial, os dados normais para pressão arterial são valores inferiores a 120 na pressão sistólica e inferiores a 80 na pressão diastólica. Já a normalidade da glicemia para uma pessoa sem diabetes é apresentar valores inferiores a 99 mg/dl.
Comments