top of page
Blog: Blog2

Impressões: Púrpura Trombocitopênica Idiopática

  • Foto do escritor: Alunas medicina FaminasBH
    Alunas medicina FaminasBH
  • 17 de set. de 2018
  • 1 min de leitura

Por não termos uma clínica diária, quando o paciente entrou no consultório, pensamos que logo na ectoscopia inicial seria possível interpretar o que acometia o lactente, entretanto, só após quando fomos fazer o exame clínico, pedindo para que sua mãe retirasse a roupa, percebemos as equimoses. 

Como não identificamos inicialmente o que as manchas significavam, levantamos a possibilidade dos pais terem algum tipo de parentesco, o que foi descartado. Coincidentemente, na semana que atendemos esse bebê, o grupo tinha feito um caso clínico semelhante e após discutir as hipóteses juntamente com o preceptor, foi realizada as condutas mencionadas no post anterior.

Apesar da mãe ser adolescente, enquadrada no grupo I de risco, e ter nos contado que realizou apenas uma consulta de pré natal pois escondia a gravidez da sogra, ela é cuidadosa e o lactente está saudável, dentro dos parâmetros esperados para o crescimento e desenvolvimento de sua faixa etária. O grupo orientou para que ela deixasse seu filho mamando no peito até que “esvaziasse”, pois o leite posterior é mais nutritivo e ela estava trocando muito de mama. Ademais, teve iniciativa ao levá-lo na UBS sem esperar que aparecessem mais manchas ou aguardasse a data da próxima consulta.



 
 
 

Comments


©2018 by Diário do SUS. Proudly created with Wix.com

bottom of page