top of page
Blog: Blog2

Impressões: Tuberculose em privação de liberdade

  • Foto do escritor: Alunas medicina FaminasBH
    Alunas medicina FaminasBH
  • 24 de set. de 2018
  • 1 min de leitura

1º impressão - Mediante a condição de privação de liberdade do paciente, e a presença dos policiais acompanhando a consulta, sentimos que o paciente não se sentiu confortável em expressar seus sentimentos em relação a sua doença.

Nesse contexto, é importante que seja ressaltado que o paciente com privação de liberdade tem o direito de ser atendido na consulta sozinho, sem que esteja acompanhado pelos policiais. A única condição que impediria esse direito seria em uma possível ameaça que o paciente poderia apresentar ao médico que lhe atenderia. Entretanto, isso não foi o caso do paciente em questão.

2º impressão - Apesar do paciente não ter se sentido com liberdade para expressar todos os seus sentimentos, foi possível perceber que ele apresentava algumas inseguranças em relação sua doença. O paciente contou que inicialmente ficou com medo de ser rejeitado e sofrer ameaças de morte pelos companheiros de cela, devido sua doença ser contagiosa. No entanto, disse que posteriormente ficou mais tranquilo quando uma assistente social foi em sua cela explicar para seus companheiros que não precisariam se preocupar, que o paciente logo receberia o tratamento e que ele não passaria a doença para ninguém.




 
 
 

Comentários


©2018 by Diário do SUS. Proudly created with Wix.com

bottom of page